sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Caetano Galindo ministra curso sobre James Joyce e David Foster Wallace na Flibi

A Biblioteca Pública do Paraná promove, entre 23 e 25 de outubro, o curso “James Joyce e David Foster Wallace: Um Diálogo”, com o professor e tradutor Caetano Galindo. A atividade faz parte da programação da primeira Festa Literária da Biblioteca (Flibi). Os encontros acontecem no terceiro andar da BPP, das 9h às 12h. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio do formulário disponibilizado no site da Biblioteca. Serão selecionadas 30 pessoas, por ordem de inscrição.
Responsável por traduções de Ulysses, de James Joyce, e Graça infinita, de David Foster Wallace, Galindo vai explorar, ao longo do curso, aspectos que aproximam e distinguem os romances. “Os alunos verão uma apresentação das duas obras, analisarão trechos selecionados de cada uma e discutirão suas similaridades e diferenças, levando em consideração os contextos muito diferentes a que cada livro pertence/pertencia”, diz o tradutor.
Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Caetano Galindo é professor de Linguística Histórica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Como tradutor, verteu para o português obras de Thomas Pynchon, Saul Bellow, Ali Smit e Paul Auster, entre outros. Também é autor do livro de contos “Ensaio Sobre o Entendimento Humano”, vencedor do Prêmio Paraná de Literatura 2013, e do recente “Sim, Eu Digo Sim - Uma Visita Guiada ao Ulysses de James Joyce”.

Flibi - A Flibi será realizada de 23 a 28 de outubro e conta uma programação variada, com a presença de mais de 20 escritores, que participam de palestras, bate-papos e lançamentos de livros. Haverá exibição de longas-metragens (adaptações de obras literárias), apresentações musicais, teatrais e oficinas. O homenageado é o escritor Manoel Carlos Karam (1947-2007). O curador é o escritor e jornalista Marcio Renato dos Santos. Todas as atividades são gratuitas.

160 anos da BPP - A realização da Flibi, é mais uma das ações que a BPP realiza em 2017, nos 160 anos da instituição. Em março, foi entregue a primeira etapa das obras de modernização do prédio histórico, com investimentos de R$ 2,1 milhões do Instituto Renault para revitalizar o auditório, o hall do segundo andar, a seção de empréstimo e os banheiros, além de novo mobiliário. O projeto é do arquiteto Manoel Coelho.
Outros R$ 2,5 milhões, investidos pela Renault, vão garantir a segunda etapa das obras de revitalização, previstas para serem entregues em março de 2018.

Mais informações: 3221-4974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário