terça-feira, 31 de outubro de 2017

Capela Santa Maria recebe 2.º Festival Olga Kiun

Entre os dias 1º e 4 de novembro a Capela Santa Maria será palco do 2º Festival Olga Kiun de Música de Câmara. Nas quatro noites de concerto vão passar pelo palco do icônico espaço cultural músicos convidados do Brasil e do exterior para a execução de obras clássicas, muitas inéditas ou raramente tocadas em Curitiba. As apresentações acontecem às 20h e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
O festival apresentará obras de compositores como Rachmaninoff, Ravel, Benjamin Britten, Camile Saint Saens por meio de diversas formações entre duo, trio, quarteto, quinteto, canto lírico, obras para dois pianos e para piano a quatro mãos.
Parte do repertório será executado pelo encontro do piano com o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), que participa das quatro noites de apresentações. Outro encontro será o de Olga com sua filha, também pianista Anna Yarovaya, que atualmente reside na Europa e há anos não se apresenta no Brasil. Da Europa também desembarca no Brasil, especialmente para o festival, o pianista catarinense Pablo Rossi.

Masterclasses gratuitas - Além da programação que promete encantar o público, o festival terá três masterclasses destinadas a estudantes e professores de piano. As aulas acontecem nos dias 2, 3 e 4 de novembro na Capela Santa Maria e serão ministradas pelos pianistas Luiz Guilherme Pozzi, Pablo Rossi e Anna Yarovaya, respectivamente. Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo e-mail: luizpianista@hotmail.com.

Sobre Olga Kiun - Descendente de uma tradicional família de músicos, a pianista Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos seis anos com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). No Conservatório Tchaikóvski, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Obórin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o “Mosconcert”, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética. A partir de 1993 passa a lecionar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), em Curitiba, e, desde então, vem fazendo da cidade um reconhecido e procurado pólo pianístico da América do Sul. Além de atuar como recitalista e solista junto aos mais conceituados grupos sinfônicos - tendo trabalhado com regentes como Evgeny Tsirlin, Emin Khachaturian, Kiril Kondrashin, Alceo Bocchino, Benito Juarez, Roberto Duarte, Osvaldo Colarusso, Osvaldo Ferreira e Roberto Minczuk - suas atividades pedagógicas incluem, ainda, participações como professora convidada em festivais de música por todo o país. Em 2010 gravou seu primeiro CD, com obras de compositores russos e brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário