terça-feira, 10 de outubro de 2017

Curitiba é oficializada como sede da Smart City Expo 2018

Foi oficializada na manhã desta terça-feira (10) a realização da Smart City Expo Curitiba 2018, edição brasileira do evento que ocorre anualmente em Barcelona. Pela primeira vez, Smart City será realizado no Brasil, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2018, na Expo Renault Barigui.
O evento será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva, Governância, Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico e Futuras Cidades Sustentáveis. O Smart City Expo é chancelado pela Fira Barcelona, um consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. Haverá área de exposição, congresso e a presença dos maiores players mundiais do setor, em uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de cidades inteligentes, além de palestrantes nacionais e internacionais.
Na cerimônia de oficialização, o gerente de projetos da Fira Barcelona, Victor Moreno, ressaltou as características que fizeram Curitiba ser escolhida a primeira cidade do Brasil a receber o evento. “Curitiba é referência no América Latina e no mundo como cidade inteligente, exemplo no transporte público, urbanismo para as pessoas, espaços verdes e cumpre com todos os requisitos para sediar o evento”, disse Moreno.
O programa Vale do Pinhão foi apresentado pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Frederico Lacerda, que ressaltou o trabalho de incentivo ao ecossistema da inovação. “Fizemos trabalho para recuperação da Agência Curitiba e a articulação com diversos atores da inovação para fomentar o ecossistema e desenvolver o ambiente de inovação na cidade”, comentou.
Com as inovações, estão os problemas corriqueiros de todas as cidades, que ganham soluções com a integração tecnológica. ”As cidades são hubs de fricção, pontos de atrito, e com isso soluções surgem para elas”, comentou Arthur Igreja, sócio da aceleradora Valley Connection.
Roberto Marcelino, diretor de Novos Negócios da iCities, patrocinadora do evento, ressaltou a importância do apoio institucional para a realização e escolha de Curitiba como cidade-sede. “A Prefeitura acolheu a ideia desde o começo, demonstrando que é uma visão da gestão pensar na inovação e nas cidades inteligentes”, comentou.
Participaram do evento o ex-cônsul honorário da Espanha em Curitiba, Saturnino Hernando Gordo, e representantes da ACP, Fiep, IBQP, Sebrae, Lactec, Fomento Paraná, Imap, Setran, SMDS, Curitiba S.A, Mineropar, PUCPR, Instituto Renault, LG, Banco Santander, Volvo, Smart Green, Teletex, REmix, ICI, SESPRO, Urbtec, Cyrela, Cisco, VOX, Brasoftware, Copel, Oxford, TIF Comunicação, Tesouros de Cuba, Lilibox, Pro Hurman, Intersept, Huawei, WTC Business Club e Smart Services.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário