terça-feira, 31 de outubro de 2017

Orquestra de Câmara de Blumenau e Renato Borghetti homenageiam Luiz Gonzaga em Curitiba

Nesta quarta-feira (1º), Curitiba recebe a turnê “O Som do Brasil”, da Orquestra de Câmara de Blumenau e o acordeonista Renato Borghetti, no Canal da Música, às 20h. O concerto homenageará um ícone da música brasileira: Luiz Gonzaga.
O pograma terá entrada franca e os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias do local por ordem de chegada, uma hora antes do espetáculo. A turnê é realizada pelo Ministério da Cultura com o patrocínio das empresas Banco Bradesco e Cia. Hering.
A temporada conta com arranjos originais do maestro Daniel Bortolosy e do violonista Daniel Sá, com a direção artística do músico italiano Daniele Girardello.  “Compositor e músico virtuoso e versátil, Gonzaga soube representar o seu povo e cantou o nordeste como ninguém havia feito”, destaca Daniele Girardello.
No repertório apresentado por Renato Borghetti estão clássicos como “Xote das Meninas”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, e “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e também “Fronteira”, de Renato Borghetti e Daniel Sá, e “Milonga para Missões”, de Gilberto Monteiro.

Encontros - Borghetti gravou com Gonzaga na década de 1980, para um álbum do artista nordestino. “Foi muito tranquilo gravar com ele, já que ambos tocamos gaita, eu com a gaita-ponto e ele com a pianada. A gaita é tocada em todas as regiões do Brasil e, por isso, a escolha por homenagear Luiz Gonzaga faz esse elo naturalmente”, considera Borghetti. Há mais de 20 anos, Renato Borghetti faz concertos com a Orquestra da Câmara de Blumenau. “É muito prazeroso reunir os amigos. O encontro é muito bonito e isso se reflete no palco. Na hora de tocar, a música sai com facilidade”, afirma.

Orquestra de Câmara de Blumenau - Surgiu em 1981 com o propósito de tornar a cidade um importante centro de música erudita. Sob a liderança do maestro Norton Morozowicz, realizou diversas turnês pelo Brasil e pelo exterior como na Sala “Smetana” em Praga e o “Mozarteum” de Salzburg entre outros. Atualmente, com o maestro Daniel Bortolosy e a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello se apresentam pelo país com projetos diversificados. A Orquestra gravou mais de catorze discos e um DVD com intento de valorizar os compositores brasileiros e também obras de clássicos universais. Entre tantos solistas convidados, podem-se citar alguns como: Antônio Meneses, Artur Moreira Lima, Curt Schroeter, Nelson Freire, Jean Pierre Rampal, Oscar dos Reis, Álvaro Siviero, Luis Henrique Beduschi, Michael Debost, Rita Costanzi, João Carlos Martins, Domenico Nordio, Renato Borghetti e Yamandu Costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário