terça-feira, 10 de outubro de 2017

Pianista Olga Kiun mostra no palco a revolução que conheceu de perto

Dos acontecimentos históricos do século XX, a Revolução Russa em outubro de 1917 foi dos mais marcantes, ao lado da II Guerra Mundial. A partir dela o Comunismo como sistema político se estabeleceu em parte do mundo, em contraponto ao Capitalismo, sob ideias de filósofos do século XIX Marx e Engels e tendo a frente políticos como Lênin, Stalin e Trotsky. Um regime criado sob a perspectiva da igualdade entre os trabalhadores sob um Estado forte, que em anos seguintes gerou um dos regimes mais controversos de todos os tempos, capaz de submeter até mesmo a criação artística a uma estética própria. Cem anos se passaram da Revolução Comunista e a efeméride merece ser lembrada como fator de reflexão, pelo que ainda provoca de debate e influencia a política atual. No caso da música, nunca é demais tocar os compositores soviéticos, falar de quando a política entrou na pauta de suas partituras. A temporada do Solo Música, da Caixa Cultural, abre espaço à data com um recital de uma pessoa que nasceu sob a política da Revolução: a pianista Olga Kiun, nascida  no Cazaquistão e que residiu na Rússia até o final do regime comunista em 1991. Ela se apresenta nesta terça-feira, 10 de outubro, às 20 horas, na Caixa Cultural.
Este será um recital não apenas histórico, mas sobre história. Olga nasceu sob o regime comunista e viveu parte de sua vida lá. Foi formada pelo Conservatório de Moscou e fez doutorado na então Leningrado. Conhece como poucos o que foi viver na Rússia em seu período comunista e toda a estética musical preferida pelo regime”, diz o produtor Alvaro Collaço, que teve a ideia do concerto criado para o talento de Olga Kiun. “Há anos queria trabalhar com ela no Solo, pelo que ela trouxe ao ensino do piano no Paraná. O centenário veio sob medida para ela, que mora em Curitiba desde 1992”, explica. Para o recital ficar com base histórica, Alvaro convidou o diretor cênico e multiartista Flávio Stein, que buscará através do uso de imagens mostrar um pouco do que foi a Revolução e a sua música. O recital terá no repertório obras de diversos compositores, entre os quais Sergei Rachmaninoff, Dmitri Shostakovich, Sergei Prokofiev e Aram Khachaturian.

Formada na então União Soviética - Nascida em Akmolinsk, atual Astana, capital do Cazaquistão, Olga Kiun iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Aos 17 anos ingressou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, na classe do professor Lev Obórin, onde graduou-se com distinção. Fez seu doutorado em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov.
Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia, e integrou o Mosconcert, sociedade artística estatal da então União Soviética, para a qual realizou recitais, concertos com orquestra e gravações para rádio e televisão pelo país. Apresentou-se na Romênia, Bulgária, Polônia, Uruguai, Paraguai e Peru. No Brasil, sua primeira apresentação foi em 1991, em Curitiba, cuja receptividade determinou seu futuro.  Em Moscou após as apresentações no Brasil, Olga acompanhou de perto o fim da União Soviética.
Em 1992, Olga  mudou-se para Curitiba e um ano depois passou a lecionar na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná, tornando-se uma das mais conceituadas professoras de piano do país. No Brasil foi solista de orquestras importantes, como a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Brasileira e a Sinfônica do Paraná, entre outras, sob as regências dos maestros Alceo Bocchino, Benito Juarez, Paulo Torres, Adriano Machado, Roberto Duarte, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso, Roberto Minczuk, Osvaldo Ferreira e Roberto Tibiriça.
Lançou em 2010 seu primeiro CD, “Olga Kiun”, no qual interpreta obras de Dmitri Shostakovich, Cláudio Santoro e Camargo Guarnieri. Em 2014 realizou com êxito o Festival Olga Kiun, em Curitiba.

A apresentação de Olga Kiun dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário